Comerciantes de pilhas e baterias portáteis da região contam com o auxílio do Sindicato do Comércio Varejista da Baixada Santista e Vale do Ribeira para a reciclagem deste material. A entidade é posto secundário de recolhimento e dá o destino adequado aos produtos para que não causem danos ao meio ambiente.
Lojistas que receberem o retorno de pilhas e baterias portáteis pós-consumo podem encaminhá-las a sede ou subsedes da entidade, localizadas nas nove cidades da Baixada Santista. A partir de então, o Sindicato fica responsável por todo o processo.
Realizado pelo Sindicato do Comércio Varejista e Vale do Ribeira, em parceria com a TV Tribuna, o projeto une empresas do varejo e prestadores de serviço para uma semana de descontos durante setembro, um mês sem datas comemorativas relevantes para o comércio (como o Dia das Mães, por exemplo). Realizada em toda a Baixada Santista, a iniciativa começou em 2013.
A participação é gratuita e aberta inclusive para empresas não associadas à Entidade. Clique aqui e saiba mais.
Estimular a acessibilidade na região e promover a inclusão social são os principais objetivos do projeto Santos Acessível. O intuito é propor maior qualidade no atendimento de pessoas com deficiência no comércio, gerando mais oportunidades de consumo. Para o lojista, o atrativo vai além da proposta, e significa o ganho de um novo público consumidor, aumentando a possibilidade de lucro. A iniciativa é da Prefeitura de Santos e tem o apoio do SincomércioBSVR.
O projeto funciona baseado em um sistema de pontuação: os estabelecimentos do varejo que possuem soluções de acessibilidade recebem um selo de empresa acessível. A identidade visual é composta por cinco estrelas, cada uma representando um tipo de acessibilidade. Quatro estrelas representam acessibilidade nas respectivas deficiências: motora (total ou parcial), mental ou intelectual, auditiva (total ou parcial) e visual (total ou parcial). A quinta estrela indica que o estabelecimento é totalmente acessível.
Para facilitar a transição, o Sindicato tem um consultor especialmente voltado para atender comerciantes e esclarecer suas dúvidas. Para mais informações, consulte o site oficial do projeto, onde são listadas as qualificações necessárias para que seu empreendimento seja capacitado para o programa. Nele, também é possível preencher a ficha de inscrição.